sábado, 14 de abril de 2012

Queria o SUS ou o Mini Hospital de Corupá...

Este irá ser o penultimo capitulo desta novela que é ficar doente nos EUA. Só vou escrever novamente aqui quanto tiver algo realmente bom para contar e o último capítulo será quando resolver o problema com o plano de saude tanto do medico quanto dos medicamentos.
Achei que estava melhor hoje mas aconteceu novamente o que estava sentindo deste quarta fico melhor e do nada volta o febrão. Minha mãe daqui falou que realmente precisava ir ao médico porque isto realmente não é normal, alguma coisa estava fazendo meu corpo virar uma 'bagunça'.
Aceitei ir porque realmente não aguentava mas a situação. Sem contar que a única coisa que consigo comer é sopa. Meu estomago realmente doí de tanto remédio que tomei.
A primeira coisa a fazer era achar um consultório credenciado. Já sabia que isto não seria fácil porque quanto estava no Brasil li muito blog onde as meninas reclamavam e sabia que a melhor coisa a fazer era pagar nada mais e nada menos que 900 reais para um plano de saúde 'bom' antes de sair do Brasil.
No primeiro consultório simplesmente negaram meu cartão porque realmente é uma vergonha, até eu estranhei quando eu recebi ele que é nada mais nada menos que um pedaço de papel escrito a caneta.

No segundo consultório o cara falou que trabalhavam com a minha seguradora mas meu cartão estava muito estranho. O cara usava óculos e infelizmente um dos olhos ele possui alguma deficiência e estava coberto. Então imagine só este homem lendo meu cartão onde o nome da empresa do intercâmbio era maior que o os dados da seguradora (parece estar escrito em fonte arial tam 1), teve que colocar uma lupa!! Agora porque fazem isto com nós 'pobres au pairs' que estamos num país entranho, doentes e pelo que todos falavam não estava coberta por 'plano de saúde'. O pior o 0800 do 'plano de saúde' não atendia aos sábados e domingo! Que 'porcaria' é essa que paguei 900 reais??
Sem explicação a raiva, dor no estomago e dor na garganta que estava sentindo naquele momento!
O pobre homem que só tinha um olho disse que iria me atender mas que não daria 100% de garantia que meu plano iria pagar minha conta. Minha mãe daqui disse para eu não me preocupar que ela ajudaria a pagar a conta.
Então respondi só quatro folhas de perguntas que faziam sentido e algumas que tive motivo para dar risada 'Se você estiver morrendo gostaria que nosso consultório avisasse sua família ou gostaria manter segredo?' perguntei para minha mãe daqui se realmente havia entendido; tinha vontade de escrever 'não' jogue meu corpo se eu morrer aqui em qualquer burraco mas não avise ninguém!  A outra engraçada era 'qual a melhor forma de falarmos seu diagnóstico, falando, escrevendo ou por demostração. Tive vontade de colocar demostração para ver como iriam fazer.
A enfermeira me chamou pelo sobrenome (falou errado) mas  como só estava eu naquela hora era eu mesma. Ela me pesou, exatamente 147 pounds, quase 67 kg sendo que cheguei aqui com 64kg sem contar que comi sopa por 3 dias e minhas calças jeans estão servindo (tive que usar hoje para ir no medico) então significa que emagreci acho que cheguei a ficar com 6kg a mais.
Ela vez algumas perguntas que realmente meu cérebro enfermo não entendia. Uma das perguntas era de 0 a 10 como me sentia, pergunta que não faz sentido porque para mim pode ser 10 (realmente doente) mas para eles ser 6. E a outra pergunta foi o meu ultimo dia de menstruação fiquei com aquela cara 'como?' ninguém nunca me perguntou isto em inglês, a enfermeira repetia e olhava para minha mãe daqui rindo e minha mãe tentava fazer este cérebro enfermo entender a pergunta dando dicas 'matei' a pergunta quando estava no tudo ou nada 'coisas que acontecem com as mulheres uma vez por mes' o problema era lembrar a data certa, disse a primeira que minha mente mandou. Sem contar que tinha que colocar a idade dos meus irmão e pais numa folha e escrever as 'doenças' deles, a idade chutei (sei que acertei da Gabi) e doenças respondi 'nenhuma', como que iria lembrar de alguma doença em inglês em quanto estava suando de febre, dor no estomago e garganta, palhaçada isto!
Aqui é feito testes na hora para saber realmente o problema mas quando lembrei que 'meu seguro pode não cobrir' tive vontade de dizer não quero teste só a receita com antibiótico porque realmente é isto que preciso.
Fizeram teste da mucosa da minha boca para ver se tinha uma doença que poderia ser contagiosa e que até agora não sei qual é o nome. O resultado foi negativo então vieram tirar meu 'precioso sangue' para fazer outros testes (quando vi a mulher chegando na minha salinha tive vontade de sair correndo como criança pequena) o detalhe para que tanto sangue, não estava fazendo doação, a enfermeira perguntava se eu estava bem falava sim mas com vontade de dizer no bom é velho português 'para caralho'.
Aqui você é atendido em salas e fica esperando a enfermeira ir e vir para fazer mais exames. O tempo que fiquei na salinha sentada na maca com a coluna 'velha' toda torta foi mais de uma hora, estava contente porque estavam fazendo exames mas só de lembrar o valor da conta se minha 'seguradora' não pagar dava vontade de chorar, não pedi para ser operada só estava com inflamação nas amídalas.
Detalhe que minha mãe daqui saiu da minha sala para ir no banheiro e não lembrava qual era minha sala, foi pedir ajuda porque se abrisse a porta errada poderia ter alguem 'sem calça' sabe se lá com a doença que as outras pessoas tinham nas salinhas ao lado.
A medica venho me ver uma vez neste meio tempo, escutou meus pulmões e novamente não entendia o jeito que era para respirar  'rapido pela boca' Agora sei porque perguntavam forma de explicação deveria ter colocado 'desmontração'.
No final todos os testes foram negativos e eu estava com alguma bactéria americana que este corpo brasileiro não tem imunidade. E descreveram antibiótico, gargarejo e spray.
Sai do consultório realmente desanimada com vontade de chorar porque minha conta se a seguradora não pagar pode ser mais de 600 dólares por inflamação na garganta. Está é aprova que reclamamos de barriga cheia no Brasil, se eu estivesse no Brasil iria usar o velho 'SUS' no mini hospital de Corupá, tomar uma vacina e pronto, não pagaria por isto. Realmente nós não sabemos o que é pagar por saúde, porque eu aqui com uma 'porcaria' de plano que era para ser bom 'cobrir despesas com medicos' simplesmente ninguém entendia meu cartão.
Na farmácia a situação só piorou. Agora meu cartão para 'cobrir' remédios não passava (eles aceitavam meu plano, meu nome estava registrado no plano mas faltava informação) e só o antibiótico era quase 74 dólares, remédio para tosse 39,99 dólares, spray 4,99 dólares, mais 1,99 dolares de balinha para aliviar a dor e 0,42 cents de taxa para a pessoa que me atendeu. A conta toda saiu por 80,89 dólares (não comprei o remédio para tosse), isto mesmo uma inflamação na garganta sai mais caro que um tênis da NIKE nos EUA! Sem contar que o atendente falou que teria que esperar até segunda-feira se eu quisesse usar o plano (vontade de sentar e chorar, precisava dos remédios) minha mãe daqui falou que ela pagaria o antibiótico para o atendente porque eu realmente precisava, dai ele falou você tem 7 dias para recorrer com sua seguradora (luz no final do túnel).

Me sentia realmente roubada, com fome, dor na garganta, febre e dor no estomago. Não acreditava que minha continha do medico pode sair '680 dolares' no total e o motivo inflamação na garganta. Simplesmente ridículo o que a empresa faz aqui conosco (lembrei dos cartões telefônicos das meninas que não funcionava que pagaram 45 reais quando cheguei). Se eu pegasse estes 680 dólares mas 900 reais conseguiria comprar passagem de ida e volta para o Brasil (talvez teria que pagar alguma coisinha ainda) para me tratar no meu país e ainda iria ver minha família. Simplesmente ridículo, só pensava em toda a minha economia para as férias que seriam destinados para uma 'dor de garganta'. Bactéria mas cara está!
Minha mãe daqui ligou para minha coordenadora dizendo que não iria no 'encontro' porque tenho que descansar por 24 horas e sem contar que o remédio pode demorar 24 horas para fazer efeito.
Minha coordenadora falou para não pagar nenhuma conta de médico porque ela ajudará nós com a seguradora. O que significa que não sou a primeira a passar por isto...
Bem posso dizer que cheguei no meu quarto e realmente chorei de tanta raiva, porque era a única maneira de me sentir melhor. Ainda bem que esperei um pouco porque minha mãe daqui venho  avisar que eles iriam na casa dos vizinhos para um churrasco e que eu estava convidada.
Não fui porque neste exato momento estou tremendo de frio o que significa que a febre esta voltando... Por favor antibiótico de 'ouro' me ajude a ficar boa logo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário